Nasdaq negociará contratos futuros de bitcoin em 2019

Especialistas dizem que ação representa um divisor de águas no mundo dos criptoativos

O vice-presidente da Nasdaq, Joseph Christinat, confirmou que o segundo maior mercado de ações do mundo lançará contratos futuros de bitcoin no primeiro semestre de 2019, aguardando apenas a aprovação da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities dos Estados Unidos (CFTC). As informações são do portal NewsBTC.

Medidas como essa mostram que as instituições bancárias tradicionais estão cada vez mais abertas a incluir os criptoativos em suas operações e ajudam a legitimar o mercado de criptomoedas. A Nasdaq vem preparando o lançamento dos contratos futuros de Bitcoin em 2018 depois de anos estudando sobre essa classe de ativos.

Após muitos rumores que surgiram desde o ano passado, Joseph Christinat, vice-presidente da bolsa, confirmou a informação a um jornalista do tabloide britânico Express. “Os contratos futuros de bitcoin serão listados e deverão ser lançados no primeiro semestre do próximo ano, estamos apenas aguardando o aval da CFTC”, disse.

Atualmente, o bitcoin luta para manter se manter na casa dos US$ 4.000. O valor representa um terço do preço da moeda no mesmo período do ano passado. Essa grande volatilidade atraiu muitos investidores e o lado institucional do mercado tem mostrado muito interesse, principalmente a partir de 2018. Entretanto, a Nasdaq já estudava o mercado há muito mais tempo. “Entramos no jogo do blockchain há cinco anos. Colocamos muito dinheiro e energia nisso e estamos trabalhando desde muito antes de o mercado entrar em crise”, explicou.

David Cheetham, analista de mercado da corretora britânica XTB, acredita que a listagem de contratos futuros de bitcoin pela Nasdaq seria uma forma de legitimar o mercado de criptomoedas, que é um fator de mudança em termos de aceitação. “De um modo geral, há sempre um risco quando se lida com áreas não regulamentadas, então eles prefeririam muito mais usar contratos futuros e isso pode até criar uma certa solidez no mercado”, afirmou.

Related Posts

Leave a Reply